• Samuel Castro

Banho e Tosa no Poodle

Neste texto você ira aprender como nasceu a tosa Leão no Poodle e os desdobramentos dela.

Você sabia que tosos as raças de cães no passado serviam para algum tipo de função?

Exatamente, os cães serviam para trabalhar para o homem, e o Poodle vem nesse mesmo basco histórico.


Existem muitas discussões em relação ao país de origem do poodle, teorias dizem que ele foi originado na França a mais de 400 anos, com a função de buscar aves abatidas em águas geladas. Ao caçar uma ave, como um pato por exemplo, o caçador atirava em sua presa, ao cair na água, entrava o Poodle em ação, ia buscá-lo nadando e retornando a presa intacta.


Ao passar os anos, os caçadores perceberam que se o Poodle não tivesse pelos, seria teoricamente mais fácil e prático sair da água, uma vez que a pelagem molhada ficava sempre muito pesada, ao tosar o Poodle por completo, o cão teve muitos problemas, afinal a água gelada não permitia que ele executasse sua função de forma perfeita.


Foi assim que nasceu a tosa continental, ou muito conhecida como Tosa leão do Poodle. Uma tosa onde o caçador deixava pelos apenas nas partes vitais do animal, como articulações, caixa toráxica, rins entre outros órgãos, que necessitavam estar protegidos da água gelada. Ou seja, o cão fica com metade da pelagem que tinha no passado, protegendo termicamente e auxiliando na função, afinal, já não estava tão pesado assim.


Vou deixar aqui abaixo um vídeo onde você consegue entender a técnica que ensino a forma correta para escovar um poodle e ter um resultado perfeito no acabamento.




Você já pensou em fazer um curso presencial com certificado aqui na minha escola? Algumas vezes por ano abrimos novas turmas, se você tiver interesse clica neste link abaixo e entre em contato com a minha equipe para saber mais.


Fale com nossos consultores clicando aqui!